A foto do Humberto Cunha está no blog www.zecarlosdopv.blogspot.com, ilustrando o texto abaixo, datado de 2 de setembro de 2007, sob o título "Escrevendo sobre o PT VI":
"Em 1984 o vereador Humberto Cunha, que havia sido eleito pelo PMDB, e seu grupo político resolvem ingressar no PT com vontade de disputar a direção do município de Belém. O primeiro grande momento, à convenção municipal, realizada na sede do Quem São Eles. Neste evento as pessoas lideradas pelo PRC se filiaram em massa e controlaram a maioria da Direção Municipal de Belém, vencendo a convenção.Em 1985, realizaram-se eleições municipais nas capitais, instâncias hidrominerais e área de segurança nacional. Concomitante havia a campanha das diretas, cuja emenda apresentada pelo Deputado Dante de Oliveira foi derrotada por 22 votos. O PMDB transformou a campanha: Diretas Já! em Tancredo Já! Saindo das Ruas para disputar o colégio eleitoral. Esta atitude provocou protestos em todo país. Aqui no Pará muitos companheiros foram presos. A Gráfica da SPDDH e a sede do Jornal “Voz da Unidade” do PCB foram invadidos. Tudo a mando do Governador Jader Barbalho, pois era proibido protestar ou usar roupas ou bandeiras vermelhas nos comícios promovidos pelo PMDB.Neste ano tivemos eleições em Oriximiná, Santarém, Salinópolis, Marabá e Belém. Humberto Cunha foi o nosso candidato em Belém com a conhecidíssima campanha do João Miséria, perdemos as eleições, tendo sido vitorioso o candidato do PMDB Coutinho Jorge.O PT elegeu a primeira prefeita de capital Maria Luiza Fontenelle – Fortaleza (CE). E ganhou em Goiânia (GO) com Darci Acorsi, mas o resultado foi escandalosamente fraudado." (Zé Carlos Lima)
domingo, 22 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Eu vim lá d Alcilene....achei legal esse resgate que você fez sobre o movimento estudantil. Adorei as fotos antigas.
Sublime!
Marcia, Alcilene me recomendou o blog, disse que era sobre a organização que voces militanvam na decada de 80, corri pra ver!!! está fantastico, parabens pela iniciativa.
O movimento estudantil de hoje, filha da geração do lutadores das decadas de 60, 70 e 80, precisa do refencial das lutas de outrora, claro que sem anacronismo! mas que não seja para luta seja pelo menos para a memoria!!!
parabens!! vou indicar no meu blog.
abraço
Putz! Maravilha!! Saudades de pessoas que fizeram parte da minha vida estudantil e me ajudaram a decifrar as entrelinhas da política e do mundo. Elias,Humberto, márcia, arroyo, joãozinho...Pena q na prática, ....bem vcs sabem...Abraços fraternos em vcs.
Marlyse Cravo
Postar um comentário